::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
___________________________________________________________________________
15ª aula
Autoavaliação
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
___________________________________________________________________________
14ª aula - Conclusão dos trabalhos
para conclusão
Observa com atenção os vídeos - tuturial ( está em Português do Brasil )
Bom Trabalho
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
___________________________________________________________________________
13ª
A Linha curva – Desenhar de forma realista
Observa as diferentes fases do desenho do cacho de uvas
e vamos desenhar - podes usar como modelo um cacho de uvas verdadeiras e usa a folha inteira ... não faças um desenho pequeno porque deve ser pintado com lápis de cor ou aguarela ou ainda aguada ( guache com bastante água)
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
__________________________________________________________________________________
12ª Aula
Expressão gráfica – a Linha – Desenhar com Modelo
__________________________________________________________________
Antes
de começares vamos ter de escolher o modelo ou modelos a desenhar
Uma peça
de fruta vai ser o nosso modelo
Escolhe
uma pera ou maçã, marmelo, laranja … que tenha formas arredondadas
Uma das principais
dificuldades para quem começa a sua aprendizagem no desenho, são os elementos
curvos. É muito corrente que a tendência natural de quase todos seja de querer
desenhar as curvas logo na primeira abordagem. Mas até para desenhar linhas
curvas, são necessárias linhas retas.
Para desenhar curvas,
comecem com linhas retas em diversos ângulos.
Qualquer forma curva, como a
que observamos na imagem, pode ser realizada mediante uma primeira abordagem
realizada com linhas retas a partir das quais podem ser feitas correções.
Após medir a dimensão,
altura e largura, a forma mais fácil de desenhar esta imagem (neste caso uma
pera) é dividi-la em linhas retas em diversos ângulos.
A seguir será muito mais fácil e manejável a aproximação das curvas á forma real… pelo menos, muito mais do que começar logo de uma vez a desenhar as linhas curvas.
|
Começa por observar com atenção o modelo |
E vamos começar a riscar, |
|
|
observa bem o teu modelo
e começa a arredondar as formas |
Agora vamos dar a arte final,
com claro escuro do lápis termina o teu trabalho sem pressas
Para inspiração ficam alguns exemplos de
trabalhos de diferentes artistas
___________________________________________________________________________
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
___________________________________________________________________________
11ª Aula
Expressão gráfica – a Linha – construir uma obra OP
ART ___________________________________________________
Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a
falibilidade do olho e pelo uso de ilusões de ótica.
A expressão "op-art" vem do inglês (optical art) e significa
“arte ótica”. Defendia a arte "menos expressão e mais visualização".
Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável,
que não se mantém nunca o mesmo.
Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas das peças mais
conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a
impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou
deformar-se, estas são as principais
Os principais representantes do movimento da Op Art
foram:
Victor Vasarely; Alexander Calder; Luiz Sacilotto; Adolph
Frederick Reinhardt; Jesús-Raphael Soto; Kenneth Noland e Richard Allen entre
outros
Observa os exemplos
Com instrumentos de precisão (como réguas e compassos) ou
sem eles, vamos criar uma imagem baseada na OP ART usando todas as linhas
que trabalhamos (retas, quebradas, curvas, onduladas, espiraladas).
|
|
E
muito importante, faz o teu próprio desenho, os exemplos dados
não são para
copiar
_________________________________________________________________________________
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
_________________________________________________________________________________
10ª aula
Expressão gráfica – a
Linha – COMPOSIÇÃO
ABSTRATA
__________________________________________________
DESENHO COM LINHAS CURVAS
COMPOSIÇÃO
ABSTRATA
Vamos criar uma composição abstrata usando linhas curvas e
apenas o lápis HB e vamos pintar com ele e usando mais ou menos
pressão no lápis temos vários tons a contrastar com o fundo do papel. O
importante é ocupar todo o espaço da folha do desenho. Observe
os exemplos abaixo. |
E muito importante faz o teu próprio desenho, os exemplos dados não são para copiar
_______________________________
DESENHO COM LINHAS CURVAS
grafismo texturado |
Lê com
atenção as indicações:
Vamos fazer um desenho e vamos criar um desenho para seu
interior.
E usando linhas curvas, vamos criar desenhos usando
grafismos com linhas, use apenas o lápis HB e usando mais ou menos pressão no
lápis temos vários tons a contrastar com o fundo do papel.
Observe os exemplos abaixo.
|
|
|
|
Podes copiar um desenho que já tenhas, tens é de preencher tudo com grafismo usando apenas linhas curvas
(alguns exemplos usam linhas retas, mas tenta não as
usar)
E
muito importante faz o teu próprio desenho, os exemplos dados não são para
copiar
__________________________________________________________________________________
_____________________________
o lápis de grafite HB
No interior das formas vamos preencher com linhas curvas, onduladas, enroladas, espiraladas
Observe os exemplos abaixo.
|
|
_______________________________
Atividade desenhar com linhas CURVAS
material necessário
folha de papel de máquina
lápis HB ou nº 2
|
Linha curva abertas e fechadas |
espiraladas, enroladas e onduladas |
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
__________________________________________________________________________________
Bom Trabalho e diverte-te
______________________________________________________________________
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
5ª aula Linhas e a Perspetiva (exterior)
vamos desenhar perspetiva de exterioré como se estivesse-mos numa rua
observa a figura 1
desenha um pontinho mais ou menos no meio da folha ... é chamado o ponto de fuga, é onde se localiza a linha do horizonte
observa a figura 2
Bom Trabalho e diverte-te
______________________________________________________________________
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
4ª aula Linhas e a Perspetiva (interior)
vamos desenhar perspetiva de interioré como se estivesse-mos dentro de uma sala
desenha um quadrado no meio da tua folha de trabalhoobserva a figura 1
depois vais juntar os cantos do quadrado com os cantos da folha, com linhas retas obliquas
observa a figura 2
Bom Trabalho e diverte-te
______________________________________________________________
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
3ª aula Linhas e a Perspetiva
A perspetiva é a arte que se dedica à representação de objetos tridimensionais numa superfície bidimensional (isto é, plana) com o objetivo de recriar a posição relativa e a profundidade desses objetos.
usando apenas as linhas verticais, horizontais e obliquas vamos desenhar dois cubos
observa a figura 1
Bom Trabalho e diverte-te
______________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
As linhas retas são:
Vamos começar a desenhar retas
atenção ...
A mão tem de correr solta no papel, é chamado “Desenhar á
Mão Levantada”
Vamos dividir a folha de desenho em seis partes e em cada uma parte, vamos desenhar retas verticais, horizontais e obliquas e depois vamos cruzar
todas estas linhas
Observa a figura
Não vamos usar a borracha, vamos manter a distancia entre as
linhas e o mais junto possível
observa o vídeo explicativo como desenhar à mão levantada ou à mão livre
Bom Trabalho e diverte-te
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
___________________________________________________________________________________
Artes Visuais 789
___________________________________________________
LINHA.
FORMA.
PROPORÇÃO E PERSPECTIVA.
LUZ E SOMBRA.
a importância da linha no desenho
Sem linhas não seria um desenho, a linha é a base de todo desenho pois são elas que o formam
A linha, assim como o ponto, é elemento essencial na composição visual.
A linha está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza. Observe a folha de uma árvore! Quantas linhas não possui? Inúmeras não é mesmo? Os nossos cabelos também são exemplos de linhas: se são lisos são linhas retas, se são crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas, onduladas ou espiraladas.
A linha é obtida através de infinitos pontos.
A LINHA.
Basicamente uma simples linha numa folha de papel, divide o espaço em áreas de desenho. Esta separação pode definir ou diferenciar a luz da sombra, o espaço frontal do fundo, o espaço positivo do negativo.
A linha pode ser uniforme, de igual espessura ou diferentes espessuras. Reta
A FORMA.
A definição mais básica da forma, pode ser o espaço branco do papel. A forma é o espaço contido entre as linhas desenhadas. A forma ajuda a definir o objeto.
A incorreta utilização da forma fará com que o desenho não se pareça com o modelo.
PROPORÇÃO E PERSPECTIVA.
De uma forma mais clara podemos definir que a proporção é o que determina que por exemplo, no corpo humano, as pernas são mais compridas que os braços, o dedo médio mais comprido que o mindinho, ou o nariz da mesma largura que o olho.
Se a proporção não for a correta, o desenho não aparece correto.
LUZ E SOMBRA.
De forma a dar realismo ao desenho a sombra é indispensável. Tudo na natureza tem sombra e produz sombra.
Um desenho sem sombras, é um desenho sem vida.
A sombra automaticamente adiciona ao desenho a sensação de perspetiva, indicando a existência de diferentes planos de profundidade.