Artes Visuais 7. 8. 9

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

___________________________________________________________________________

15ª aula

Autoavaliação


agora que terminamos o semestre vamos fazer uma autoavaliação, 
tem em conta todos os trabalhos que fizestes 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

___________________________________________________________________________

14ª aula - Conclusão dos trabalhos 

para conclusão

Observa com atenção os vídeos - tuturial ( está em Português do Brasil )








Agora vamos fazer uma peça de fruta de forma redonda de forma realista e deves pintar o trabalho com lápis de cor ou aguarela ou ainda aguada ( guache com bastante água)
Se possível usa modelo  - uma peça de fruta ... ou várias

Bom Trabalho  

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

___________________________________________________________________________

13ª 

A Linha curva –  Desenhar de forma realista

Observa as diferentes fases  do desenho do cacho de uvas

e vamos desenhar - podes usar como modelo um cacho de uvas verdadeiras e usa a folha inteira ... não faças um desenho pequeno porque deve ser pintado com lápis de cor ou aguarela ou ainda aguada guache com bastante água)

1




                             2





3




                             4





5



6





                                                Bom Trabalho

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

__________________________________________________________________________________

12ª Aula 

Expressão gráfica – a Linha –  Desenhar com Modelo

__________________________________________________________________










Antes de começares vamos ter de escolher o modelo ou modelos a desenhar

 

Uma peça de fruta vai ser o nosso modelo

Escolhe uma pera ou maçã, marmelo, laranja … que tenha formas arredondadas

 

Uma das principais dificuldades para quem começa a sua aprendizagem no desenho, são os elementos curvos. É muito corrente que a tendência natural de quase todos seja de querer desenhar as curvas logo na primeira abordagem. Mas até para desenhar linhas curvas, são necessárias linhas retas.

Para desenhar curvas, comecem com linhas retas em diversos ângulos.

Qualquer forma curva, como a que observamos na imagem, pode ser realizada mediante uma primeira abordagem realizada com linhas retas a partir das quais podem ser feitas correções.

Após medir a dimensão, altura e largura, a forma mais fácil de desenhar esta imagem (neste caso uma pera) é dividi-la em linhas retas em diversos ângulos.

A seguir será muito mais fácil e manejável a aproximação das curvas á forma real… pelo menos, muito mais do que começar logo de uma vez a desenhar as linhas curvas.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Começa por observar com atenção o modelo

 

 








E vamos começar a riscar,

 


 



 

 

 

 

 

 


observa bem o teu modelo

 

 

e começa a arredondar as formas

 

Agora vamos dar a arte final, com claro escuro do lápis termina o teu trabalho sem pressas

 Para inspiração ficam alguns exemplos de trabalhos de diferentes artistas






















___________________________________________________________________________

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

___________________________________________________________________________

11ª Aula 

Expressão gráficaa Linha –  construir uma obra OP ART ___________________________________________________


Op art
é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões de ótica.

A expressão "op-art" vem do inglês (optical art) e significa “arte ótica”. Defendia a arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo.

Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se, estas são as principais características


Os principais representantes do movimento da Op Art foram:

Victor Vasarely; Alexander Calder; Luiz Sacilotto; Adolph Frederick Reinhardt; Jesús-Raphael Soto; Kenneth Noland e Richard Allen entre outros

 

Observa os exemplos

Com instrumentos de precisão (como réguas e compassos) ou sem eles, vamos criar uma imagem baseada na OP ART usando todas as linhas que trabalhamos (retas, quebradas, curvas, onduladas, espiraladas).




 





E muito importante,  faz o teu próprio desenho, os exemplos dados 

não são para copiar

_________________________________________________________________________________

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

_________________________________________________________________________________

10ª aula

Expressão gráfica – a Linha – COMPOSIÇÃO ABSTRATA

__________________________________________________

DESENHO COM LINHAS CURVAS               

 

COMPOSIÇÃO ABSTRATA

Vamos criar uma composição abstrata usando linhas curvas e apenas o lápis HB e vamos pintar com ele e usando mais ou menos pressão no lápis temos vários tons a contrastar com o fundo do papel. O importante é ocupar todo o espaço da folha do desenho.

Observe os exemplos abaixo. 




         
 

E muito importante faz o teu próprio desenho, os exemplos dados não são para copiar


__________________________________________________________________________
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
___________________________________________________________________________

9ª aula

            A Linha – CURVA - texturas
_______________________________

DESENHO COM LINHAS CURVAS

 

                    grafismo texturado

 


Lê com atenção as indicações:

Vamos fazer um desenho e vamos criar um desenho para seu interior.

E usando linhas curvas, vamos criar desenhos usando grafismos com linhas, use apenas o lápis HB e usando mais ou menos pressão no lápis temos vários tons a contrastar com o fundo do papel.

 

Observe os exemplos abaixo.

 

 

 





 

 

Podes copiar um desenho que já tenhas, tens é de preencher tudo com grafismo usando apenas linhas curvas 

(alguns exemplos usam linhas retas, mas tenta não as usar)

E muito importante faz o teu próprio desenho, os exemplos dados não são para copiar

 __________________________________________________________________________________


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
________________________________________________________________________________

8ª aula

            A Linha – CURVA
_____________________________



DESENHO COM LINHAS CURVAS

Nesta atividade vamos criar um ou mais desenhos e usando apenas 
o lápis de grafite HB 

No interior das formas vamos preencher com linhas curvas, onduladas, enroladas, espiraladas

Observe os exemplos abaixo.



































Vamos experimentar varias pressões com o lápis e fazer linhas 
mais carregadas mais leves mais grossas mais fininhas etc



E muito importante que faças o teu próprio desenho, os exemplos dados não são para copiar
_______________________________________________________________________________

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
_______________________________________________________________________________

7ª aula

           A Linha – CURVA
_______________________________


                        
                            

Atividade 

desenhar com linhas CURVAS





material necessário

folha de papel de máquina

lápis HB ou nº 2






Nesta atividade vamos desenhar linhas curvas
Primeiro vamos fazer círculos bem suave com o lápis de grafite no papel,

Observa os exemplos linhas curvas


Linha curva abertas e fechadas
espiraladas,  enroladas  e  onduladas

E agora vamos desenhar aves
e vamos acrescentando as outras linhas,
para finalizar, procura dar com linhas as principais formas características das aves.
E vamos fazer texturas gráficas para dar expressividade aos nossos desenhos

Exemplos:

Nos corpos das aves as linhas principais são linhas curvas



O corpo das aves são ovais 
e a cabeça são círculos
  













procura dar com diferentes tipos de linhas as principais características das aves.
nota :
NÃO usar borracha,
estas atividades são para ter domínio na mão, ( mais força, menos pressão )não faz sentido usar a borracha ... faça o exercício as vezes que quiser


__________________________________________________________________________________
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
__________________________________________________________________________________


6ª aula
              A Linha - DESENHO COM UMA LINHA
__________________________________________________

                 
Observa com atenção a obra do artista Bastien Bouta


Atividade   DESENHO COM UMA LINHA.


material

folha de papel de máquina
lápis HB ou nº 2





Nesta atividade vamos criar três desenhos usando apenas uma linha! Para isso, tente primeiro fazer um rascunho bem suave com o lápis de grafite no papel, porém, para finalizar, com apenas um traço deverá contornar a imagem buscando os principais traços que caracterizam a imagem.

Exemplos:





nota :
NÃO usar borrachaestas atividades são para ter domínio na mão, não faz sentido usar a borracha ... faça o exercício as vezes que quiser !


Bom Trabalho e diverte-te

 ______________________________________________________________________

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
___________________________________________________________________________________

5ª aula  
              Linhas e a Perspetiva (exterior)

vamos desenhar perspetiva de exterior
é como se estivesse-mos numa rua 

observa a figura 1

desenha um pontinho mais ou menos no meio da folha ... é chamado o ponto de fuga, é onde se localiza a linha do horizonte

observa a figura 2

e é de onde tem origem todas as linhas do nosso desenho
observa que já temos uma rua ou estrada
 e agora imagina o resto e observa os exemplos



 Bom Trabalho e diverte-te

 ______________________________________________________________________

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
___________________________________________________________________________________

4ª aula  
              Linhas e a Perspetiva (interior)


vamos desenhar perspetiva de interior
é como se estivesse-mos dentro de uma sala

desenha um quadrado no meio da tua folha de trabalho
observa a figura 1



depois vais juntar os cantos do quadrado com os cantos da folha, com linhas retas obliquas

observa a figura 2


já temos algo parecido com um interior ...
agora com cuidado vamos marcar pontos no quadrado pequeno e temos de marcar o mesmo numero de pontos no extremo da folha 
seguidamente com linhas obliquas vamos unir todos esses pontos e iremos ver um interior 

observa a figura 3

Bom Trabalho e diverte-te

______________________________________________________________

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
___________________________________________________________________________________

3ª aula  
              Linhas e a Perspetiva

    A perspetiva é a arte que se dedica à representação de objetos tridimensionais numa superfície bidimensional (isto é, plana) com o objetivo de recriar a posição relativa e a profundidade desses objetos.


usando apenas as linhas verticais, horizontais e obliquas vamos desenhar dois cubos

observa a figura 1


depois de teres os cubos desenhados vamos preencher as faces com linhas  como se pode ver na figura dois ... cada lado da figura só deve ter um tipo de linhas


Bom Trabalho e diverte-te

  ______________________________________________________________________

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
___________________________________________________________________________________

2ª aula  
              Linhas Retas


As linhas retas são:
                                

      

Vamos começar a desenhar retas

atenção ...

A mão tem de correr solta no papel, é chamado “Desenhar á Mão Levantada

Vamos dividir a folha de desenho em seis partes e em cada uma parte, vamos desenhar retas verticais, horizontais e obliquas e depois vamos cruzar todas estas linhas

Observa a figura



Não vamos usar a borracha, vamos manter a distancia entre as linhas  e o mais junto possível

observa o vídeo explicativo como desenhar à mão levantada ou à mão livre

 

Bom Trabalho e diverte-te


__________________________________________________________________________________

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
___________________________________________________________________________________

1ª aula - generalidades

                          Artes Visuais 789
___________________________________________________
OS ELEMENTOS BÁSICOS DE DESENHO:

LINHA.
FORMA.
PROPORÇÃO E PERSPECTIVA.
LUZ E SOMBRA.




               






a importância da linha no desenho

                                              
Sem linhas não seria um desenho, a linha é a base de todo desenho pois são elas que o formam


A linha, assim como o ponto, é elemento essencial na composição visual.

 

A linha está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza. Observe a folha de uma árvore! Quantas linhas não possui? Inúmeras não é mesmo? Os nossos cabelos também são exemplos de linhas: se são lisos são linhas retas, se são crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas, onduladas ou espiraladas.

 

A linha é obtida através de infinitos pontos.

Também é obtida através do “rastro” de um ponto.
Quando se coloca um ponto em movimento, ele forma uma linha.


A linha é o elemento básico de todo grafismo e um dos mais usados. 
Representa a forma de expressão mais simples e pura, porém também a mais dinâmica e variada.

A LINHA.
linhaÉ o elemento básico de todo desenho.
Basicamente uma simples linha  numa folha de papel, divide o espaço em áreas de desenho. Esta separação pode definir ou diferenciar a luz da sombra, o espaço frontal do fundo, o espaço positivo do negativo.
A linha pode ser uniforme, de igual espessura ou diferentes espessuras. Reta
A FORMA.
formaA forma acontece quando a primeira linha acontece.
A definição mais  básica da forma, pode ser o espaço branco do papel. A forma é o espaço contido entre as linhas desenhadas. A forma ajuda a definir o objeto.
A incorreta utilização da forma fará com que o desenho não se pareça com o modelo.
PROPORÇÃO E PERSPECTIVA.
A proporção tem a ver com o tamanho de um elemento no desenho em relação com outro elemento do mesmo desenho.
De uma forma mais clara podemos definir que a proporção é o que determina que por exemplo, no corpo humano, as pernas são mais compridas que os braços, o dedo médio mais comprido que o mindinho, ou o nariz da mesma largura que o olho.
Se a proporção não for a correta, o desenho não aparece correto.
A perspectiva é o efeito pelo qual os objetos mais distantes parecem mais pequenos. Os elementos mais perto do observador são desenhados de maior tamanho.
Esta distribuição deve responder a uma correta proporção, caso contrario o desenho perderá realismo.
LUZ E SOMBRA.
luzesombraCriam o efeito de profundidade e atmosfera num desenho.
De forma a  dar realismo ao desenho a sombra é indispensável. Tudo na natureza tem sombra e produz sombra.
Um desenho sem sombras, é um desenho sem vida.
A sombra automaticamente adiciona ao desenho a sensação de perspetiva, indicando a existência de diferentes planos de profundidade.

observa o vídeo e vê como é fácil
numa folha A4 desenha apenas com o lápis o que quiseres 


Bom Trabalho
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::