3º --- Educação Visual 9

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11ª aula 

Autoavaliação

 


 










A autoavaliação, decorre de 01 a 05 de Março de 2021

(Final do Semestre e mudança de grupo

para isso deves ter uma noção dos trabalhos que entregastes e a sua qualidade

Toma nota de tudo o que fizestes e enviastes para poderes no dia da aula síncrona dialogar com os professores 

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10ª aula - Conclusão dos trabalhos  


Pois é chegada a hora de acabar os trabalhos, fotografá-los e enviarem tudo, para poder ser feita a avaliação  

Não se esqueçam de postar os trabalhos nas tarefas do TEAMS onde foram pedidos  

A autoavaliação, é na última aula da semana de 22 a 26 de junho de 2020     

  

Bom Trabalho 



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9º aula - Resolução de Problemas





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9º aula – Projeção de Figuras Planas

                                               Triângulo


Já vimos este exemplo

Vamos lembrar triângulo equilátero que tem todos os lados e ângulos iguais 60º 

( é importante lembrar, porque podes desenhar com o compasso ou com o esquadro de 60º)


1 - Desenha as projeções de um triângulo equilátero ( E; F; G) sabendo que:

Está assente num plano de nível

A aresta  EF mede 4cm e é perpendicular à LT e está mais à esquerda, sendo o vértice E o mais afastado da LT    E ( 5; 2)


Exercícios

1 - Desenha as projeções de um Triângulo Equilátero ( A; B; C ) sabendo que:

Está assente num plano de nível

A aresta  BC mede 4 cm e é paralela à LT, o vértice B está mais à direita  B ( 2; 2)

 

2 – Desenha as projeções de um Triângulo Equilátero (D;E; F) sabendo que está assente num plano de frente

A aresta DE é perpendicular á LT e mede 3 cm, e E (3; 1) e é o vértice mais próximo da LT, sabemos também que o outro vértice está à esquerda de DE

 

3 – Desenha as projeções de um Triângulo Equilátero (G; J; K) sabendo que está assente num plano de nível

A aresta KJ faz um ângulo de 60º com a LT e mede 4 cm, e K (2; 1) e é o vértice mais próximo da LT, e J é o vértice mais à direita

 

 

4 – Desenha as projeções de um Triângulo Equilátero (L; M; N) sabendo que está assente num plano de frente

A aresta LM, faz um ângulo de 30º  com a LT e mede 3 cm, e L (2; 0), sabemos também que N está à esquerda de M

 

5 – Desenha as projeções de um Triângulo Equilátero (O; P; R) sabendo que está assente num plano de nível

A aresta OP, faz um ângulo de 45º  com a LT, para a esquerda e mede 4 cm, e O (1; 3)

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aula 8 – Resolução de Problemas


Projeção de Figuras Planas

 

 

Quadrado




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8º aula – Projeção de figuras Geométricas Planas

Quadrado; Triângulo e Círculo

 


 

Anteriormente estudamos as posições particulares da reta e do plano

Vamos agora estudar as projeções de figuras planas

Relembrar:

Observa as figuras


 

O ponto A encontra-se no espaço e a uma certa distância do plano horizontal e plano vertical

Afastamento - distância do ponto A ao plano vertical e é a medida que vai da projeção horizontal do ponto à linha de terra

Cotadistância do ponto A ao plano horizontal e é a medida que vai da projeção vertical do ponto à linha de terra

Plano de Nível – plano paralelo ao Plano Horizontal

Plano de Frenteplano paralelo ao Plano Vertical

Agora vamos estudar as projeções de figuras planas

A saber - que a figura plana só tem duas dimensões, comprimento e largura e por isso uma das suas projeções será uma reta

Observa as figuras

 

 

E podemos ver que o quadrado e o círculo estão assentes num plano de frente, que é paralelo ao plano vertical e o triangulo está assente num plano de nível que é paralelo ao plano horizontal

E como sabemos o quadrado tem quatro vértices e quatro arestas, o triangulo, três vértices e três arestas e o círculo tem dois raios ou um diâmetro, que são importantes quando os projetarmos e ainda:

Não são estáticos e por isso podem ter diferentes posições no espaço onde são projetadas e em algumas projeções os seus vértice vão coincidir, assim como as arestas, por isso temos que dar nome aos vértices


Observa as figuras

 

 

 

Vamos ver outros exemplos

 

 


Como estamos a ver as arestas formam ângulos com a LT e é preciso estar atento em que plano está assente a figura e o ângulo que uma das suas arestas possa fazer

 

Os exercícios que vamos fazer, apenas vamos usar o Quadrado e Triângulo Equilátero, porque são os mais expressivos, o circulo dá sempre as mesmas soluções

 

Observa o enunciado de um problema tipo e a sua resolução com um quadrado


1 - Desenha as projeções de um quadrado ( A; B; C; D) sabendo que:

Está assente num plano de frente

A aresta  AB mede 4cm e faz um ângulo com a LT de 30º para a direita, sendo o vértice A o mais próximo da LT    A ( 1; 1)
















Vamos ver outro com um triângulo equilátero que tem todos os lados e ângulos iguais 60º ( é importante lembrar, porque podes desenhar com o compasso ou com o esquadro de 60º)



1 - Desenha as projeções de um triângulo equilátero ( E; F; G) sabendo que:

Está assente num plano de nível

A aresta  EF mede 4cm e é perpendicular à LT e está mais à esquerda, sendo o vértice E o mais afastado da LT    E ( 5; 2)


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Exercícios

1 - Desenha as projeções de um quadrado ( A; B; C; D) sabendo que:

Está assente num plano de nível

A aresta  BC mede 4cm e faz um ângulo com a LT de 60º para a direita, sendo o vértice B o mais próximo da LT   B ( 2; 2)

 

2 – Desenha as projeções de um quadrado (E; F; G; J) sabendo que está assente num plano de frente

A aresta EF é perpendicular á LT e mede 3 cm, e E (3; 1) e é o vértice mais próximo da LT, sabemos também que os outros vértices estão à esquerda de EF

 

3 – Desenha as projeções de um quadrado (K; L; M; N) sabendo que está assente num plano de nível

A aresta KL é paralela á LT e mede 4 cm, e K (2; 1) e é o vértice mais próximo da LT, sabemos também que L está à direita de K

 

 

4 – Desenha as projeções de um quadrado (O; P; R; S) sabendo que está assente num plano de frente

A aresta RS, faz um ângulo de 30º  com a LT e mede 3 cm, e R (2; 0), sabemos também que S está à esquerda de R

 

5 – Desenha as projeções de um quadrado (T; U; X; Z) sabendo que está assente num plano de nível

A aresta Z X, faz um ângulo de 45º  com a LT, para a direita e mede 4 cm, e Z (2; 3)

 

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 (Para a semana fazemos com o triângulo equilátero preparar

                                   o compasso ou esquadro de 60ª e régua)


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aula – Planificação de Sólidos

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   Planificação de Sólidos

 


Como vamos fazer as projeções de sólidos é conveniente teres modelos para melhor perceberes com a projeção acontece


Então seguindo os exemplos desenha as planificações em cartolina, recorta, faz o meio corte com o bico do compasso e cola














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7º aula – O Plano

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Representação de planos pelos seus traços

Os traços de um plano são as suas retas de interseção com os planos de projeção:

Traço Horizontal: reta de interceção com o plano horizontal

Traço Vertical: reta de interceção com o plano vertical

Observa as imagens

As faces do cubo são porções de planos:


Plano de Nível

 





 Plano de Nível

Plano de Nível é paralelo ao plano horizontal de projeção, o seu traço vertical é paralelo à LT; o seu traço horizontal está no infinito

 

Plano de Frente



Plano de Frente é paralelo ao plano vertical de projeção; o seu traço horizontal é paralelo à LT; o seu traço vertical está no infinito

 

Plano de Perfil

 

Plano de Perfil, é perpendicular ao plano vertical de projeção e perpendicular são plano horizontal de projeção

 

 

Plano de Vertical


Plano Vertical, é perpendicular ao plano horizontal de projeção e oblíquo ao plano horizontal de projeção; o seu traço vertical é perpendicular à LT e o traço horizontal é oblíquo à LT

 

Plano de Topo


Plano de Topo, é perpendicular ao plano vertical de projeção e oblíquo ao plano vertical de horizontal; o seu traço horizontal é perpendicular à LT e o seu traço vertical é oblíquo à LT


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Soluções - exercícios da aula 6  
                                            a reta - projeções
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6ª aula  
           a reta - projeções _ EXERCÍCIOS
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Exercícios

                                                Lê com atenção os enunciados 

. Represente as projeções da reta “ n “ definida pelos pontos

A (1; 3,5; 4)   e   B (3; 2,5; 2)

. Mostre os seus traços nos planos de projeção e nos bissetores distinguindo a sua parte visível

. Que quadrantes atravessa a reta “ n “ ?

. Represente se possível os pontos notáveis I ; Q ; V e H

 

 

Desenhe as projeções e determine os traços de uma reta “ r “ definida pelos pontos

(0,5; 3,5)   e   D (1,5; 6,5)  - Co Do = 2,5 cm

. Mostre os seus traços nos planos de projeção e nos bissetores

. Mostre os  quadrantes que atravessa a reta “ r

. Represente se possível os pontos notáveis I ; Q ; V e H

 

 

Desenhe as projeções e determine os traços de uma reta “ a “ definida pelos pontos

E ( 0,5; 4)   e   F (1; 4,5)  

Fo Eo = 1,5 cm    e   Fo encontra-se à esquerda de Eo

. indique os seus traços Q e  I em  $1/3 e em $2/4 , V e H

. Mostre os  quadrantes que atravessa a retaa

 



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Soluções - exercícios da aula 5  
            a reta - determinar o ponto notável Q do $1/3 da reta
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5ª aula  
           a reta - determinar o ponto notável Q do $1/3 da reta


 

 

 

 

 

 

Então temos que:


Q é o ponto de interceção 

entre uma reta e o Bissetor dos diedros ímpares $1/3


Assim como

o I é o ponto de interceção entre uma reta e o Bissetor dos diedros pares $2/4

 



Observa as figuras

Método 1usando o compasso


 


 

 

E pronto já temos o nosso ponto Q  do  $1/3 segundo o 1º método

 

Atenção quando a linha auxiliar não cruza a outra projeção da reta, significa que a reta é paralela ao $1/3

 


Agora o outro método

Método 2 - usando a régua ou o esquadro





E pronto já temos o nosso ponto  Q  do $1/3

 segundo o 2º método

 

Atenção quando a linha auxiliar não cruza a outra projeção da reta, significa que a reta é paralela ao $1/3

Agora vamos fazer uns exercícios:

Estes exercícios foram o que fizestes anteriormente, onde só tinhas indicado os pontos notáveis V; H ; e o I

Agora quero que determines o ponto Q de $ 1/3

Os enunciados são os mesmos … é só para te lembrares, e apenas tens que determinares o ponto Q nos exercício já feitos

1.         Desenha as projeções da reta c, sabendo que é definida pelos ponto A(1,5; 3 ) e B(4; 5,5)  e Ao Bo =  4 cm

Determine o percurso da reta em relação aos quadrantes e distinga a sua visibilidade e invisibilidade com os traços adequados

2.         Desenha as projeções da reta e, sabendo que é definida pelos ponto C(1,5; 2; 1 ) e D(4,5; 6; 3)  e Ao Bo =  4 cm

Determine o percurso da reta em relação aos quadrantes e distinga a sua visibilidade e invisibilidade com os traços adequados

3.         Considere a reta n, sabendo que é definida pelos ponto J(0; 2 ) e K(3,5; 0)  e

Jo Ko =  4 cm e J situa-se à direita de K

Determine o percurso da reta em relação aos quadrantes e distinga a sua visibilidade e invisibilidade com os traços adequados

4.         Considere a reta a, sabendo que é definida pelos ponto E(2;1,5; 2 ) e F(4;3,5; 2)  Determine o percurso da reta em relação aos quadrantes e distinga a sua visibilidade e invisibilidade com os traços adequados

5.         Considere a reta g, sabendo que é definida pelos ponto L(3;1 ) e M(3; 2)

Lo Mo =  1,5 cm e L situa-se à esquerda de J

 Determine o percurso da reta em relação aos quadrantes e distinga a sua visibilidade e invisibilidade com os traços adequados
















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Soluções - exercícios da aula 4 - a reta - projeções no espaço
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4ª aula  
           a reta - projeções no espaço
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A   Reta

Como vimos a reta é :

Um conjunto infinito de pontos e linearmente   ordenados,



 sem princípio  nem fim



Então temos que quando desenhamos as projeções da reta,  elas não se limitam aos pontos que a definem, esses pontos dá uma direção.



Exemplo:



Como se vê as projeções da reta a continuam sem parar e dá-mos outras indicações para isso temos os pontos notáveis que já mencionei anteriormente e que são:

Vtraço Vertical – ponto de interceção da reta com o plano vertical PV e o afastamento é 0 - quando toca a LT

Htraço Horizontal – ponto de interceção da reta com o plano Horizontal PH e a cota é 0  - quando toca a LT

–  ponto de $ 2/4 – ponto de interceção com o bissetor dos quadrantes pares ou 2 ou 4  (quando o Ponto I está em cima da LT é 2º quadrante ou diedro, quando esta em baixo da LT está no 4º quadrante ou diedro)


Q - ponto de $1/3 – ponto de interceção com o bissetor dos quadrantes impares ou 1 ou 3 e as projeções são simétricas ( há um processo para saber detetar o ponto Q, que iremos estudar numa aula)


como se vê as projeções da reta no 1º quadrante ou diedro são sempre visíveis e são com traço cheio a partir do momento que toca na LT linha de terra, muda de quadrante ou diedro e faz traço vertical  ou o traço horizontal, passam a ser a tracejado porque não são visíveis.

E podemos dizer que a reta percorre o 1º quadrante o 2º quadrante e o 3º quadrante e como conseguimos ver isso :

(A reta é sempre positiva até tocar a LT no traço vertical V - quadrante, a seguir torna-se invisível e cruza-se por cima da LT – quadrante, seguidamente toca novamente na LT  no traço horizonta H e se observarmos bem a reta voltou-se, o a’ está por cima da LT e o a’’ está por baixo da LT, significa que está no quadrante que é ao contrario do primeiro)



Uma reta pode percorrer 1, 2 ou 3 quadrantes mas nunca os quatro.

Exemplo

Reta a percorrer 3 quadrantes



Reta a percorrer 2 quadrantes






Reta a percorrer 1 quadrante


Como vimos é preciso ter atenção aos pontos notáveis V; H ; I e Q

Os pontos V e H determinam quando a reta faz a mudança de quadrante

O ponto I de $ 2/4 é um ponto que define o 2º ou o 4º quadrante ou diedro consoante a sua posição em relação à LT e é quando as projeções se cruzam


O ponto Q de $ 1/3 , tens de usar o compasso para determinar o ponto onde as coordenadas são simétricas ( próxima aula vamos aprender)

Agora vamos fazer uns exercícios:

Deves indicar os pontos notáveis V; H ; e o I
1.      Desenha as projeções da reta c, sabendo que é definida pelos ponto A(1,5; 3 ) e B(4; 5,5)  e Ao Bo =  4 cm
Determine o percurso da reta em relação aos quadrantes e distinga a sua visibilidade e invisibilidade com os traços adequados

2.      Desenha as projeções da reta e, sabendo que é definida pelos ponto C(1,5; 2; 1 ) e D(4,5; 6; 3)  e Ao Bo =  4 cm
Determine o percurso da reta em relação aos quadrantes e distinga a sua visibilidade e invisibilidade com os traços adequados



3.      Considere a reta n, sabendo que é definida pelos ponto J(0; 2 ) e K(3,5; 0)  e
Jo Ko =  4 cm e K situa-se à direita de J
Determine o percurso da reta em relação aos quadrantes e distinga a sua visibilidade e invisibilidade com os traços adequados



4.      Considere a reta a, sabendo que é definida pelos ponto E(2;1,5; 2 ) e F(4;3,5; 2)  Determine o percurso da reta em relação aos quadrantes e distinga a sua visibilidade e invisibilidade com os traços adequados



5.      Considere a reta g, sabendo que é definida pelos ponto L(3;1 ) e M(3; 2)
Lo Mo =  1,5 cm e L situa-se à esquerda de J
 Determine o percurso da reta em relação aos quadrantes e distinga a sua visibilidade e invisibilidade com os traços adequados







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Atenção
na próxima aula deves ter o compasso para determinarmos
o ponto notável Q do $ 1/3





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Soluções - exercícios da aula 3
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3ª aula  
           a reta
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A   Reta

1. é conjunto infinito de pontos, linearmente   ordenados,         

    sem   princípio   nem    fim .



2. é um  traço direito




 E podemos dizer que uma reta é definida por:

 dois pontos, ou por um ponto e uma direção



Exemplo:



Se tivermos 

                 2 pontos A e e se os unirmos,

                 obtemos uma reta  r




Vamos ver agora alguns casos particulares de retas 

em relação aos planos de projeção


              Projeções de retas      















A Saber:


O nome dos pontos é com letra maiúscula

O nome das retas é com letra minúscula

E todas as retas tem a sua linha de terra

As retas não tem princípio nem fim















        Exercícios

          Agora vamos ter um enunciado do problema
     Ex:


Desenha as projeções da reta s

definida pelos pontos 

B (3; 1; 4) e A (1; 3; 4 )
























E podemos identificar o tipo de reta  … neste caso é uma reta de nível



Agora vamos aos exercícios :

1. Desenha as projeções da reta m sabendo que passa pelo ponto P (2; 5; 2 ) e pelo ponto S (7; 2; 3).


2. Desenha as projeções da reta n sabendo que passa pelo ponto T (2; 3 ) e pelo ponto U (0; 2)   e  a distancia entre pontos To – Uo  é de 3 cm
(esta reta não tem abcissa, mas tem a distancia entre pontos)


3. Desenha as projeções da reta o sabendo que passa pelo ponto X (2; 2; 3 ) e pelo ponto Z (5; 2; 3).


4. Desenha as projeções da reta p sabendo que passa pelo ponto C (3; 3; 3 ) e pelo ponto D (5,5; 3; 3).

















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Soluções - exercícios da aula 2



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2ª aula    

            o Ponto

                                                                                                         
  





O PONTO                                                                                                            
Vamos estudar apenas o 1º diedro onde as coordenadas do ponto P - o afastamento  e a cota são positivos
Projecção do ponto no 1º diedro
Temos que fazer a rotação do Plano Horizontal e ficamos com a folha dividida em 2 pela linha de terra LT
Plano Vertical,  Linha de Terra e Plano Horizontal
Só desenhamos as projeções do ponto    P’ e P’’     o ponto está no espaço


Ex:

P ( 3; 4; 5)
A 1º coordenada    3   é a abcissa e marca-se a partir do ponto x  na LT  e temos o Po
A 2º coordenada    4  é o afastamento e marca-se no Plano Horizontal P’
A 3ª coordenada    5  é a cota e marca-se no Plano Vertical  P’’
Também podemos ter pontos sem abcissa e marcam-se em qualquer local da LT

Ex:
R ( 2; 6)
Temos o ponto R cujo afastamento é 2 e a cota é 6
E pode ficar em qualquer lugar, mas a partir do X = 0    -  para a direita positivo e é o 1º diedro, para a esquerda negativo e já temos outros diedros
As coordenadas são sempre separadas por   ;
E vamos usar a unidade para medir as coordenadas o centímetro
O nome dos pontos são letras maiúsculas e não podem ser V, H, I, Q


Exercícios
                                                        
      
          








                     Desenha as projeções dos pontos sabendo que:



A (3; 4; 5 )

B ( 10; 1; 3 )

C ( 8; 2; 2 )

D (5; 2)

E ( 0; 4 )

J (17; 0; 0)



Agora tens o símboloque é coincide quando a projeção de um
    ponto coincide com a projeção de outro assinalamos que coincide


Exercícios                                                                                                             
                                                                                                 
                                         
                                                                  
Agora vais fazer a projeção de mais pontos


Começa-se por desenhar a LT (Linha de Terra) e depois o ponto X = 0, para se marcar as abcissas e agora vamos aos pontos


Desenha as projeções dos pontos sabendo que:


A ( 3; 4; 5 )

B ( 10; 1; 3 )

C ( 8; 2; 2 )

D ( 5; 2 )

E ( 0; 4 )

G ( 10; 4,5; 6 )

J ( 17; 0; 0 )

K ( 9; 5,5; 4 )

L ( 18; 7; 7 )

M ( 5; 5; 5 )

N ( 10; 1; 8 )

O ( 6; 8 )

P ( 11; 3; 2 )

R (15; 4; 7 )

S ( 5; 8 )

T ( 1; 1; 1 )

U ( 0; 6; 3 )

X ( 4; 5 )


Bom Trabalho





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1ª aula
generalidades sobre Introdução Geometria Descritiva
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Na Geometria Descritiva, usamos a Dupla Projecção Ortogonal, ou também chamado como Método de Monge

Método de Monge (Divisão do espaço)
Gaspard Monge, de nacionalidade francesa, foi matemático e criador da Geometria Descritiva, nasceu no sec. XVII e morreu no sec.XIX.
Graças a ele foi nos concedida a capacidade de criar qualquer tipo de maquinaria e expandirmos a engenharia militar.
Só em 1794, quinze anos depois de ter criado o método de monge e que foi autorizado a apresenta-lo publicamente.
Depois de uma conferencia disse: " eu não sabia que sabia Geometria Descritiva."
Neste método o espaço está dividido em 4 Diedros, podendo depois estar divido em 8 octantes quando os diedros forem divididos por bissectrizes (β1/3, β2/4).
Para essa divisão em diedros é preciso dois planos de Projecção
Plano Frontal de Projecção (plano que se encontra na vertical) e
Plano Horizontal de Projecção (plano que se encontra na horizontal).
Octantes (Planos Bissectores)




O Plano Bissector 1 é o β1/3 porque este divide o I e III diedros, criando assim o I, II, V e VI octantes
O Plano Bissector 2 é o β2/4 porque divide o II e IV diedros, criando, desse modo o resto dos octantes, o III, IV, VII e VIII octantes.

as coordenadas

  Afastamento
  • A distância de um ponto ao plano vertical de projecção chama-se afastamento.
  • É visível na projecção horizontal.
     Cota
  • A distância de um ponto ao plano horizontal de projecção chama-se cota.
  • É visível na projecção vertical.

    Abcissa

Para marcar com exatidão um ponto, para além do afastamento e cota, temos também de saber para que lado está. Para isso, usa-se um plano de referência, perpendicular aos planos e projecção, chamado plano de perfil principal

Se o ponto estiver para a esquerda do plano de perfil, a abcissa é positiva, para a direita a abcissa é negativa.

A abcissa reflecte-se em ambas as projecções.

Notação das Coordenadas


As coordenadas de um ponto representam-se assim:

                           A(1;2;3) (abcissa, afastamento, cota)
                     ou 
                          B (4;5)   (afastamento, cota)

Com estas coordenada é possível compreender exactamente onde está o ponto, e a sua posição relativa a quaisquer outros pontos.



Rebatimento do Plano Horizontal
sabemos que os dois planos Plano Frontal e Plano Horizontal se intersectam segundo uma recta Linha de Terra . Se fizermos rodar o Plano Horizontal em torno da recta de intersecção até ficar coincidente com o Plano Frontal, diz-se que se fez o rebatimento e só assim podemos trabalhar







e assim temos
e assim sabemos que:

o ponto A é do diedro, 
o ponto B é do diedro, 
o ponto C é do diedro 
o ponto D é do diedro