3º --- Educação Visual 7

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11ª aula

Autoavaliação

 


 










A autoavaliação, decorre de 22 a 26 de junho de 2020, para isso deves ter uma noção dos trabalhos que entregastes e a sua qualidade

Toma nota de tudo o que fizestes e enviastes para poderes no dia da aula síncrona dialogar com os professores 



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9ª e 10ª aula

As cores - Conclusão dos trabalhos 

 

 

 

Pois é chegada a hora de acabar os trabalhos, fotografá-los e enviarem tudo, para poder ser feita a avaliação

Não se esqueçam de postar os trabalhos nas tarefas do programa TEAMS, onde foram pedidos

A autoavaliação, é na última aula da semana de 22 a 26 de junho de 2020 

 

Bom Trabalho


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8ª aula

 A COR – Cores Frias

Cores Frias



Temperatura das cores


No conceito da Temperatura das Cores as cores frias estão associadas à água e ao frio (verde, azul e violeta).

Essa classificação foi criada pelo psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920) com o intuito de designar as sensações que cada bloco de cor gera no ser humano.

Já as cores frias, são as cores estáticas e suaves e, portanto, estão associados aos efeitos calmantes e tranquilizantes.

 


 As três principais cores frias, são o verde, o azul e o violeta

 

 

 e as cores intermédias terciárias que surgem da mistura entre elas, a saber:

 

limão, esmeralda, turquesa, índigo e azulão-roxo


Agora o teu trabalho consiste em fazer estas cores e pintares a cópia do teu desenho apenas com as cores frias

 

Vamos começar por fazer as cores juntando água

 

E não te esqueças de ir ver como se faz os verdes e os violetas


depois misturas sem pressas aos pouco e vamos pintando o desenho

E temos o trabalho das cores frias pronto

 

Não pode haver elementos brancos no teu trabalho

 

Deixa secar bem o trabalho




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7ª Aula

A CORCores Quentes                       


 

Cores Quentes



Temperatura das cores

No conceito da Temperatura das Cores ficou estabelecido que as cores quentes são aquelas associadas ao fogo (amarelo, laranja e vermelho)

Essa classificação foi criada pelo psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920) com o intuito de designar as sensações que cada bloco de cor gera no ser humano.

Segundo ele, as cores quentes são dinâmicas e estimulantes, as quais estão associados à vitalidade, excitação, alegria e movimento.

 

 

As três principais cores quentes,  são o amarelo, o magenta e o laranja

 e as cores intermedias terciárias que surgem da mistura entre elas, a saber:

 

 amarelo-dourado, ocre, tangerina, vermelhão

  

Agora o teu trabalho consiste em fazer estas cores e pintares a cópia do teu desenho apenas com as cores quentes

 

Vamos começar por fazer as cores juntando água

 

  

depois misturas sem pressas o magenta ao amarelo aos pouco e vamos pintando o desenho

E temos o trabalho das cores quentes pronto

Não pode haver elementos brancos no teu trabalho

Deixa secar bem o trabalho das cores quentes e deves ter mais uma cópia, para as cores frias

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Material para a próxima aula

1 desenho igual ao que acabastes de pintar

Guaches

Godês

Pincéis

Água

Pano de limpeza

As cores que são apresentadas podem não ser exatamente as que vamos obter nas nossas misturas       ( estão a trabalhar com guache e aqui são cores do computador)


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6ª aula
                a COR –  MONOCROMIA
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Vamos começar as pinturas monocromáticas

Gradação Monocromática é conseguida por harmonia e tem apenas uma cor e seus diferentes tons e obtém-se as variações de tons misturando o branco ou o preto – isto é as cores ficam mais claras ou mais escuras

Observa o degradé

Agora vamos ter que escolher uma cor, para ficar mais fácil,

vamos escolher uma cor primária

Aqui no exemplo vamos escolher o azul ( mas podes escolher o magenta ou o amarelo)

Então vamos juntar preparar as tintas

 Num godé juntamos um pouco de água ao azul e num outro godé água ao branco

 

E vamos começar a pintar a última banda do nosso trabalho e o outro desenho igual ao que fizestes para a policromia

 

Agora temos de ir misturando o azul ao branco, muito pouco de cada vez

repara que não vais fazer muitas cores por isso tens de ter atenção

  

Agora vamos trabalhar com o preto, pintamos na barra e no desenho






E vamos agora fazer ao contrário, juntar um pouquinho de preto ao azul e depois mais um pouco

E temos o trabalho da monocromia pronto


Deve haver elementos brancos no teu trabalho

Deixa secar bem o trabalho da monocromia e deves ter mais duas cópias do desenho, para as cores quentes e outro para as cores frias

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Material para a próxima aula

2 desenhos iguais ao que acabastes de pintar

Guaches

Godês

Pincéis

Água

Pano de limpeza

As cores que são apresentadas podem não ser exatamente as que vamos obter nas nossas misturas ( estão a trabalhar com guache e aqui são cores do computador)

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5ª aula
                a COR –  mistura de mais duas cores primárias é igual a uma cor secundária

                                                     Magenta + Amarelo = Laranja

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Vamos começar as pinturas

Vamos misturar o magenta com o amarelo

E vamos começar pelo magenta - cor primária

Colocar um pouco de guache magenta num godê, juntar-lhe duas gotas de água e misturar bem, para ficar pastoso.   

Como fizestes na outra banda de cor

(nem aguado, nem muito seco … pode precisar de mais água)


 

E no outro godê faz o amarelo a outra cor primária

             

E pinta na banda

Agora já tens essas cores no desenho, porque já foram usadas, 

então vamos começar a fazer as cores



Vamos misturar um nadinha de magenta ao amarelo, como fizestes na outra banda para fazermos o amarelo dourado, o ocre e o laranja que é a cor secundária

 

E vamos pintando no desenho e os espaços da banda dos laranjas



Agora vamos fazer as outras duas cores que são

                                                   o tangerina e o vermelhão

Agora vamos juntar um pouco de magenta ao laranja e vamos obter o tangerina e mais um pouco vamos ter o vermelhão



Observa os exemplos



Agora ficamos a saber que:

 

 da mistura de duas cores primárias resulta uma cor secundária

e temos as cores complementares   que são amarelo – violeta, azul – laranja e magenta – verde

 

se reparares no conjunto azul – laranja estão todas as três cores primárias e o mesmo acontece para amarelo – violeta e o mesmo para magenta – verde.

Como tens laranja feito vamos juntar um pouco de azul com cuidado e o resultado vai se o castanho e vai acontecer o mesmo para os outros conjunto e daí podemos dizer que da mistura das três cores primárias resultam os castanhos


E vamos terminar os nossos trabalhos de policromia (muitas cores)

Deixa secar bem o trabalho da policromia e deves fazer mais três cópias do desenho um para a monocromia, outro para as cores quentes e outro para as cores frias

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Material para a próxima aula

 desenho das barras ( para pintar a última barra - monocromia)

3 desenhos iguais ao que acabastes de pintar

Guaches

Godês

Pincéis

Água

Pano de limpeza

 

As cores que são apresentadas podem não ser exatamente as que vamos obter nas nossas misturas       

( estão a trabalhar com guache e aqui são cores do computador)




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4ª aula
               a cor – mistura de duas cores primárias é igual a uma cor secundária
                                                                                     magenta + azul = Violeta
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materiais:

pano de limpeza,
guaches,
godês, 
pincéis  
copo com água

desenho da malha
um desenho (dois Iguais)



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Vamos começar as pinturas

Vamos misturar o magenta com o azul

E vamos começar pelo magenta - cor primária

Colocar um pouco de guache magenta num godê, juntar-lhe duas gotas de água e misturar bem, para ficar pastoso.   
Como fizestes na outra banda de cor

(nem aguado, nem muito secopode precisar de mais água)


E no outro godê faz o azul a outra cor primária

E pinta na banda e no desenho


E como fizestes na outra banda vais misturar aos pouquinhos o azul no magenta para fazermos o púrpura, o anil e o violeta que é a cor secundária


E vamos pintando no desenho e os espaços da banda dos violetas

Agora vamos fazer as outras duas cores que são o azulão e o indigo

Agora vamos fazer ao contrario, uma vez que o violeta é mais forte que o azul

e juntamos um pouco de violeta ao azul e ficamos com a cor proxima do azul

que é o indigo e finalmente um pouco mais de violeta e ficamos com o azulão ou roxo





Então trabalhamos o

magenta, o púrpura, o anil, o violeta, o azulão, o indigo e o azul


As cores que são apresentadas podem não ser exatamente as que vamos obter nas nossas misturas       
( estão a trabalhar com guache e aqui são cores do computador)

Vai sempre pintando o desenho.



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3ª aula
               a cor – mistura de duas cores primárias
                                                      amarelo e azul
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nas aulas já fizestes até aqui aula 3 
agora vais começar por 
fazer um desenho qualquer com as 12 partes para pintar 
e vais fazer as misturas das cores e pintar apenas esse desenho e a partir  da aula 4












materiais:

pano de limpeza,
guaches,
godés, 
pincéis  
copo com água

desenho da malha
um desenho (de dois iguais)
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Vamos começar as pinturas


Vamos começar pelo amarelo - cor primária

Colocar um pouco de guache amarelo num godé, juntar-lhe duas gotas de água e misturar bem, para ficar pastoso.   
(nem aguado, nem muito secopode precisar de mais água)








Agora com as folhas da malha e do desenho vamos pintar






Reserva o godé amarelo
, lava bem o pincel e vamos fazer o mesmo para a cor azul outra cor primária
Deitar duas gotas de água no godé com azul e misturar bem
( pode precisar de mais água)




E com as folhas da malha e do desenho vamos pintar



E agora vamos fazer o amarelo limão
Deixa secar um pouco …
misturar o azul ao amarelo ( só o pincel sujo de azul ) … junta-se sempre a cor mais escura à cor mais clara … muito pouco



 e vamos pintar
  
E agora juntas mais um pouco de azul ao amarelo limão para fazer o verde – ervilha e voltas a pintar os dois trabalhos




Depois de pintar a malha e o desenho vamos fazer o VERDE 
que é uma cor secundária, que resulta de mistura de duas cores Primárias bem proporcionadas


mas vamos continuar com as cores que já temos feitas 
E juntas um pouco de azul ao verde-ervilha e temos o verde 


Vamos pintar na folha da malha e na folha do desenho
Deixa secar 
vamos fazer agora juntar o azul ao verde, para fazer o esmeralda


 finalmente vamos fazer o turquesa … e vamos fazer ao contrário … juntamos o esmeralda ao azul e vamos obter o turquesa


As cores que são apresentadas podem não ser exatamente as que vamos obter nas nossas misturas       
( estão a trabalhar com guache e aqui são cores do computador)


Vai sempre pintando o desenho.




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2ª aula
               a cor
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                                 Material para a aula

                          3 folhas de desenho A4
                          Lápis
                          Régua
                          Borracha







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Observa com atenção as figuras

Com a régua e o lápis deves fazer as medições indicadas de uma só vez 



começa no 0 e mede tudo de uma só vez … 
e tens que marcar a medida com um ponto 
ou com um risquinho no sentido do risco da régua



Deves medir de um lado e do outro … 
cuidado para não voltar a folha
E depois é riscar as linhas horizontais levemente, 
porque no fim temos de apagar as linhas que não fazem falta



Toma atenção à figura … 
vamos ter outras medidas para continuarmos o trabalho
Para não fazer confusão estão a vermelho
Volta a medir e risca … 
toma atenção que as linhas verticais não são todas até ao fim
Agora que já riscastes tudo
temos de apagar as linhas que não interessam para o trabalho











E temos a folha pronta








     Ainda faltam mais duas 




Numa das folhas vais fazer um desenho à tua vontade … 

não deves usar régua, nem compasso, somente usar o lápis  
tem é de ter pelo menos 19 elementos que são as cores que vamos fazer
todos os elementos devem de ter espessura  (ex: o pé da flor ou as ervinhas, porque tem tudo que ser pintado … não pode haver espaços em branco)

vou dar um exemplo de desenho que não é para fazeres igual

Agora, que já tens 1 pronto, tens de fazer outro igual … ( vais copiar por cima)

como não tens mesa de luz tens que utilizar os vidros da janela … 
podes colar com um pouco de fita cola para não fugir

NÃO TENHAS PRESSA de ACABAR

E pronto já está … já tens dois desenhos iguais e uma folha com a malha para as cores



        


Bom Trabalho e diverte-te
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Para a semana, começamos as pinturas

Não te esqueças dos materiais:

pano de limpeza,
guaches,
godês, 
pincéis  
copo com água


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1ª aula
generalidades sobre a cor
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A Cor

cor é uma das principais características do mundo que nos rodeia.
É um elemento expressivo e simbólico, de fundamental importância na linguagem visual.
A cor é um fenómeno físico.  A cor é gerada pela luz.
 Segundo Newton, as cores-luz surgiram da seguinte ordem: violeta, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.
Estas são exatamente as mesmas que vemos quando observamos um arco-íris. Então cor é luz e que adicionando às diferentes cores-luz, se compõe a luz branca.
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o branco é a mistura, o conjunto de todas as cores que origina a luz pura.
o preto é a ausência de cor - a escuridão.

Cores Primárias
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três cores primáriasazul ciano, o magenta e o amarelo primário, são as “cores puras” que não surgem de outras 

Cores Secundárias
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Há três cores secundárias: o laranja, o verde e o violeta. 
Chamam-se cores secundárias porque se conseguem obter a partir da mistura de duas cores primárias.


Cor Complementar

cor complementar de uma cor primária é a que resulta da mistura das outras duas cores primárias.
O magenta é complementar do verde.
O amarelo é complementar do violeta.
O azul é complementar do laranja.
Cores complementares são cores opostas na roda de cores, por exemplo: magenta e verde, azul e laranja, amarelo e violeta
O alto contraste entre elas cria um visual vibrante. E se quisermos destacar uma cor basta colocar junto da sua complementar. Para destacar o amarelo juntamos o violeta.
Cor Terciária

Cores Terciárias são formadas por meio da combinação entre uma cor primária e outra secundária

Cores Análogas

Cores análogas são as cores vizinhas na roda de cores, porque há nelas uma mesma cor básica e são formadas por meio da combinação entre uma cor primária e outra secundária
Pôr exemplo o amarelo-ouro e o laranja-avermelhado tem em comum a cor laranja. Elas combinam bem e criam designs serenos, confortáveis e elegantes, são usadas para dar a sensação de uniformidade e podem ser equilibradas com uma cor complementar.

Cores Opostas
Cores opostas  o branco e o preto não são cores mas nós vemos como tal. São opostas! O branco é luz e a soma de todas as cores. Preto é ausência de luz e não é feita de nenhuma cor.
Misturando o branco e o preto em quantidades diferentes conseguirás diferentes tons de cinzento.

Cores Quentes e Cores Frias


As cores quentes são consideradas excitantes
As cores quentes, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho.
São aquelas que nos transmitem a sensação de calor.
As cores frias são calmantes.
As cores frias, são associadas à água, ao gelo, ao céu, e às árvores: violeta, azul e verde.
São aquelas que nos transmitem a sensação de frio.
Cores Neutras
Cores Neutras
As cores neutras são formadas basicamente pelo preto, branco e cinza e ainda, todas as possíveis tonalidades (claras e escuras) e intensidades (fracas e fortes) que formam, donde as mais comuns são o bege e o castanho
 Degradê ou Tonalidades 

Degradê ou Tonalidades ou Gradiente de uma cor é a sequência de tons contínuos A suavidade ou intensidade de uma cor pode alterar-se, misturando-lhe cores neutras (branco ou preto).
Se lhe adicionarmos branco, a cor fica mais clara; se lhe juntarmos preto, a cor torna-se mais escura.
Obtemos assim tons (claros /escuros) de uma cor.
   
Monocromia é a radiação produzida por apenas uma cor é conseguida por harmonia e tem apenas uma cor e seus tons diferentes

Policromia  É o emprego de várias cores no mesmo trabalho, é a arte feita com várias cores
Círculo Cromático
 O círculo cromático é composto: as três primárias, as secundárias e as terciárias intermédias. Este instrumento é utilizado na composição das cores, é um guia rápido com a qual podemos identificar facilmente as cores complementares, as análogas, as intermédias, e outras combinações harmónicas possíveis. Existem círculos mais complexos que mostram cores primárias, secundárias e muitas terciárias intermédias separadas, assim como a escala de tons da cada uma delas.
Cores Análogas
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