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11ª aula
Autoavaliação
A autoavaliação, decorre de 22 a 26 de junho de 2020, para isso deves
ter uma noção dos trabalhos que entregastes e a sua qualidade
Toma nota de tudo o que fizestes e enviastes para poderes no dia da
aula síncrona dialogar com os professores
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9ª e 10ª aula
As
cores - Conclusão dos trabalhos
Pois é chegada a hora de acabar os
trabalhos, fotografá-los e enviarem tudo, para poder ser feita a avaliação
Não se esqueçam de postar os
trabalhos nas tarefas do programa TEAMS, onde foram pedidos
A autoavaliação, é na última aula da
semana de 22
a 26 de junho de 2020
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8ª aula
A COR – Cores Frias
Cores Frias
Temperatura das cores
No conceito da Temperatura das Cores as cores frias estão associadas à água e ao frio (verde,
azul e violeta).
Essa classificação foi criada pelo psicólogo alemão Wilhelm
Wundt (1832-1920) com o intuito de designar as sensações que cada bloco de cor
gera no ser humano.
Já as cores frias, são as cores estáticas e suaves e,
portanto, estão associados aos efeitos calmantes e tranquilizantes.
As três principais cores frias, são o verde, o azul e
o violeta
e as cores
intermédias terciárias que surgem da mistura entre elas, a saber:
limão, esmeralda, turquesa, índigo e azulão-roxo
Agora o teu trabalho consiste em fazer estas cores e
pintares a cópia do teu desenho apenas com as cores frias
Vamos começar por fazer as cores juntando água
E não te esqueças de ir ver como se faz os verdes e os
violetas
depois misturas sem pressas aos pouco e vamos pintando o
desenho
E temos o trabalho das cores frias pronto
Não pode haver elementos brancos no teu trabalho
Deixa secar bem o trabalho
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7ª Aula
Cores
Quentes
Temperatura das cores
No conceito da Temperatura das Cores ficou
estabelecido que as cores quentes são aquelas associadas ao fogo (amarelo,
laranja e vermelho)
Essa classificação foi criada pelo psicólogo alemão Wilhelm
Wundt (1832-1920) com o intuito de designar as sensações que cada bloco de
cor gera no ser humano.
Segundo ele, as cores quentes são dinâmicas e estimulantes,
as quais estão associados à vitalidade, excitação, alegria e movimento.
As três principais cores quentes, são o amarelo, o magenta e
o laranja
e as cores intermedias
terciárias que surgem da mistura entre elas, a saber:
amarelo-dourado, ocre,
tangerina, vermelhão
Agora o teu trabalho consiste em fazer estas cores e
pintares a cópia do teu desenho apenas com as cores quentes
Vamos começar por fazer as
cores juntando água
depois misturas sem pressas o
magenta ao amarelo aos pouco e vamos pintando o desenho
E temos o trabalho das cores quentes pronto
Não pode haver elementos brancos no teu trabalho
Deixa
secar bem o trabalho das cores quentes e deves ter mais uma cópia, para as
cores frias
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Material para a próxima aula
1 desenho
igual ao que acabastes de pintar
Guaches
Godês
Pincéis
Água
Pano de
limpeza
As cores que
são apresentadas podem não ser exatamente as que vamos obter nas nossas
misturas ( estão a trabalhar com
guache e aqui são cores do computador)
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6ª aula
a COR – MONOCROMIA
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Vamos começar as pinturas monocromáticas
Gradação Monocromática é conseguida por harmonia e
tem apenas uma cor e seus diferentes tons e obtém-se as variações de tons
misturando o branco ou o preto – isto é as cores ficam mais claras ou mais
escuras
Observa o degradé
Agora vamos ter que escolher
uma cor, para ficar mais fácil,
vamos escolher uma cor
primária
Aqui no exemplo vamos
escolher o azul ( mas podes escolher o magenta ou o amarelo)
Então vamos juntar preparar
as tintas
Num godé juntamos um pouco de água ao azul e
num outro godé água ao branco
E vamos começar a pintar a
última banda do nosso trabalho e o outro desenho igual ao que fizestes para a
policromia
Agora temos de ir misturando
o azul ao branco, muito pouco de cada vez
repara que não vais fazer
muitas cores por isso tens de ter atenção
Agora vamos trabalhar com o preto, pintamos na barra
e no desenho
E vamos agora fazer ao contrário, juntar um pouquinho de preto
ao azul e depois mais um pouco
E temos o trabalho da monocromia pronto
Deve haver elementos brancos no teu trabalho
Deixa
secar bem o trabalho da monocromia e deves ter mais duas cópias do desenho,
para as cores quentes e outro para as cores frias
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Material para a próxima aula
2
desenhos iguais ao que acabastes de pintar
Guaches
Godês
Pincéis
Água
Pano
de limpeza
As cores
que são apresentadas podem não ser exatamente as que vamos obter nas nossas
misturas ( estão a trabalhar com
guache e aqui são cores do computador)
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5ª aula
a COR – mistura de mais duas
cores primárias é igual a uma cor secundária
Magenta + Amarelo = Laranja
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Vamos começar as pinturas
Vamos misturar o magenta com o amarelo
E vamos começar pelo magenta - cor primária
Colocar um pouco de guache magenta num godê, juntar-lhe duas gotas de água e misturar bem, para ficar pastoso.
Como fizestes na outra banda de cor
(nem aguado, nem muito seco … pode precisar de mais água)
E no outro godê faz o amarelo a outra cor primária
E pinta na banda
Agora já tens essas cores no desenho, porque já foram
usadas,
então vamos começar a fazer as cores
Vamos misturar um nadinha de magenta ao amarelo, como fizestes na outra banda para fazermos o amarelo dourado, o ocre e o laranja que é a cor secundária
E vamos pintando no desenho e
os espaços da banda dos laranjas
Agora vamos fazer as outras
duas cores que são
o tangerina e o vermelhão
Agora vamos juntar um pouco de magenta ao laranja
e vamos obter o tangerina e mais um pouco vamos ter o vermelhão
Agora
ficamos a saber que:
da mistura de duas cores primárias
resulta uma cor secundária
e
temos as cores complementares que são amarelo – violeta, azul –
laranja e magenta – verde
se
reparares no conjunto azul – laranja estão todas as três cores
primárias e o mesmo acontece para amarelo – violeta e o mesmo para
magenta – verde.
Como
tens laranja feito vamos juntar um pouco de azul com cuidado e o resultado vai
se o castanho e vai acontecer o mesmo para os outros conjunto e daí podemos
dizer que da mistura das três cores primárias resultam os castanhos
E
vamos terminar os nossos trabalhos de policromia (muitas cores)
Deixa
secar bem o trabalho da policromia e deves fazer mais três cópias do desenho um
para a monocromia, outro para as cores quentes e outro para as cores frias
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Material para a próxima aula
desenho das barras ( para pintar a última
barra - monocromia)
3
desenhos iguais ao que acabastes de pintar
Guaches
Godês
Pincéis
Água
Pano
de limpeza
As
cores que são apresentadas podem não ser exatamente as que vamos obter nas
nossas misturas
( estão a
trabalhar com guache e aqui são cores do computador)
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4ª aula
a cor –
mistura de duas cores primárias é igual a uma cor secundária
magenta + azul = Violeta
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materiais:
pano de limpeza,
guaches,
godês,
pincéis
copo com água
desenho da malha
um desenho (dois Iguais)
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|
Vamos começar as pinturas
Vamos misturar o magenta com o azul
E vamos começar pelo magenta - cor primária
Colocar um pouco de guache magenta num godê, juntar-lhe duas
gotas de água e misturar bem, para ficar pastoso.
Como fizestes na outra banda de cor
(nem aguado, nem muito seco … pode precisar de
mais água)
E no outro godê faz o azul a outra cor primária
E pinta na banda e no desenho
E como fizestes na outra
banda vais misturar aos pouquinhos o azul no magenta para fazermos o púrpura, o anil e o violeta que é a cor secundária
E vamos pintando no desenho e
os espaços da banda dos violetas
Agora vamos fazer as outras
duas cores que são o azulão e o indigo
Agora vamos fazer ao contrario, uma vez que o violeta
é mais forte que o azul
e juntamos um pouco de violeta ao azul e
ficamos com a cor proxima do azul
que é o indigo e finalmente um pouco
mais de violeta e ficamos com o azulão ou roxo
Então
trabalhamos o
magenta, o púrpura, o anil, o
violeta, o azulão, o indigo e o azul
As
cores que são apresentadas podem não ser exatamente as que vamos obter nas
nossas misturas
( estão a
trabalhar com guache e aqui são cores do computador)
Vai
sempre pintando o desenho.
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3ª aula
a cor – mistura de duas cores primárias
amarelo e azul
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nas aulas já fizestes até aqui aula 3
agora vais começar por
fazer um desenho qualquer com as 12 partes para pintar
e vais fazer as misturas das cores e pintar apenas esse desenho e a partir da aula 4
materiais:
pano de limpeza,
guaches,
godés,
pincéis
copo com água
desenho da malha
um desenho (de dois iguais)
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Vamos começar as pinturas
Vamos começar pelo amarelo - cor primária
Colocar um pouco de guache amarelo num godé, juntar-lhe duas
gotas de água e misturar bem, para ficar pastoso.
(nem aguado, nem muito seco … pode precisar de
mais água)
Agora com as folhas da malha e do desenho vamos pintar
Reserva o godé amarelo,
lava bem o pincel e vamos fazer o mesmo para a cor azul outra cor
primária
Deitar duas gotas de água no
godé com azul e misturar bem
(
pode precisar de mais água)
E com as folhas da malha e do desenho vamos pintar
E agora vamos fazer o
amarelo limão
Deixa secar um pouco …
misturar o azul ao amarelo ( só o pincel sujo de azul ) …
junta-se sempre a cor mais escura à cor mais clara … muito pouco
e vamos pintar
E agora juntas mais um pouco de azul ao amarelo
limão para fazer o verde – ervilha e voltas a pintar os
dois trabalhos
Depois de pintar a malha e o desenho vamos fazer o VERDE
que é uma cor secundária, que resulta de mistura de duas cores Primárias bem proporcionadas
mas vamos continuar com as cores que já temos feitas
E juntas um pouco de azul ao verde-ervilha e
temos o verde
Vamos
pintar na folha da malha e na folha do desenho
Deixa
secar
e vamos
fazer agora juntar o azul ao verde, para fazer o esmeralda
finalmente vamos fazer o turquesa … e vamos fazer ao contrário …
juntamos o esmeralda ao azul e vamos obter o turquesa
As
cores que são apresentadas podem não ser exatamente as que vamos obter nas
nossas misturas
( estão a
trabalhar com guache e aqui são cores do computador)
Vai
sempre pintando o desenho.
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2ª aula
a cor
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Material para a aula
3 folhas de desenho A4
Lápis
Régua
Borracha
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Observa com atenção as figuras
Com a régua e o lápis deves fazer as medições indicadas de
uma só vez
começa no 0
e mede tudo de uma só vez …
e tens que marcar a medida com um ponto
ou com um
risquinho no sentido do risco da régua
Deves medir de um lado e do outro
…
cuidado para não voltar a folha
E depois é riscar as linhas horizontais
levemente,
porque no fim temos de apagar as linhas que não fazem falta
Toma atenção à figura …
vamos ter
outras medidas para continuarmos o trabalho
Para não fazer confusão estão a
vermelho
Volta a medir e risca …
toma atenção que as linhas verticais
não são todas até ao fim
Agora que já riscastes tudo
temos de apagar as linhas que não interessam para o trabalho
E temos a 1º folha pronta
Ainda faltam mais
duas
Numa das folhas vais fazer um desenho à tua vontade …
não
deves usar régua, nem compasso, somente usar o lápis
tem é de ter pelo menos 19 elementos que são as cores
que vamos fazer
todos os elementos devem de ter espessura (ex: o pé da flor ou as ervinhas, porque tem
tudo que ser pintado … não pode haver espaços em branco)
vou dar um exemplo de desenho que não é para fazeres
igual
Agora, que já tens 1 pronto, tens de fazer outro igual … ( vais copiar por cima)
como não tens mesa de
luz tens que utilizar os vidros da janela …
podes colar com um pouco de
fita cola para não fugir
NÃO TENHAS PRESSA de ACABAR
E pronto já está … já tens dois desenhos iguais e uma
folha com a malha para as cores
Bom Trabalho e diverte-te
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Para a semana, começamos as pinturas
Não te esqueças dos materiais:
pano de limpeza,
guaches,
godês,
pincéis
copo com água
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1ª aula
generalidades sobre a cor
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A Cor
A cor é uma das principais características do mundo que nos rodeia.
É um elemento expressivo e simbólico, de fundamental importância na linguagem visual.
A cor é um fenómeno físico. A cor é gerada pela luz.
Segundo Newton, as cores-luz surgiram da seguinte ordem: violeta, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.
Estas são exatamente as mesmas que vemos quando observamos um arco-íris. Então cor é luz e que adicionando às diferentes cores-luz, se compõe a luz branca.
o branco é a mistura, o conjunto de todas as cores que origina a luz pura.
o preto é a ausência de cor - a escuridão.
Cores Primárias
Há três cores primárias: azul ciano, o magenta e o amarelo primário, são as “cores puras” que não surgem de outras
Cores Secundárias
Há três cores secundárias: o laranja, o verde e o violeta.
Chamam-se cores secundárias porque se conseguem obter a partir da mistura de duas cores primárias.
Cor Complementar
A cor complementar de uma cor primária é a que resulta da mistura das outras duas cores primárias.
O magenta é complementar do verde.
O amarelo é complementar do violeta.
O azul é complementar do laranja.
Cores complementares são cores opostas na roda de cores, por exemplo: magenta e verde, azul e laranja, amarelo e violeta
O alto contraste entre elas cria um visual vibrante. E se quisermos destacar uma cor basta colocar junto da sua complementar. Para destacar o amarelo juntamos o violeta.
Cor Terciária
Cores Terciárias são formadas por meio da combinação entre uma cor primária e outra secundária
Cores Análogas
Cores análogas são as cores vizinhas na roda de cores, porque há nelas uma mesma cor básica e são formadas por meio da combinação entre uma cor primária e outra secundária
Pôr exemplo o amarelo-ouro e o laranja-avermelhado tem em comum a cor laranja. Elas combinam bem e criam designs serenos, confortáveis e elegantes, são usadas para dar a sensação de uniformidade e podem ser equilibradas com uma cor complementar.
Cores Opostas
Cores opostas o branco e o preto não são cores mas nós vemos como tal. São opostas! O branco é luz e a soma de todas as cores. Preto é ausência de luz e não é feita de nenhuma cor.
Misturando o branco e o preto em quantidades diferentes conseguirás diferentes tons de cinzento.
Cores Quentes e Cores Frias
As cores quentes são consideradas excitantes
As cores quentes, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho.
São aquelas que nos transmitem a sensação de calor.
As cores frias são calmantes.
As cores frias, são associadas à água, ao gelo, ao céu, e às árvores: violeta, azul e verde.
São aquelas que nos transmitem a sensação de frio.
Cores Neutras
As cores neutras são formadas basicamente pelo preto, branco e cinza e ainda, todas as possíveis tonalidades (claras e escuras) e intensidades (fracas e fortes) que formam, donde as mais comuns são o bege e o castanho
Degradê ou Tonalidades
Degradê ou Tonalidades ou Gradiente de uma cor é a sequência de tons contínuos A suavidade ou intensidade de uma cor pode alterar-se, misturando-lhe cores neutras (branco ou preto).
Se lhe adicionarmos branco, a cor fica mais clara; se lhe juntarmos preto, a cor torna-se mais escura.
Obtemos assim tons (claros /escuros) de uma cor.
Monocromia é a radiação produzida por apenas uma cor é conseguida por harmonia e tem apenas uma cor e seus tons diferentes
Policromia É o emprego de várias cores no mesmo trabalho, é a arte feita com várias cores
Círculo Cromático
O círculo cromático é composto: as três primárias, as secundárias e as terciárias intermédias. Este instrumento é utilizado na composição das cores, é um guia rápido com a qual podemos identificar facilmente as cores complementares, as análogas, as intermédias, e outras combinações harmónicas possíveis. Existem círculos mais complexos que mostram cores primárias, secundárias e muitas terciárias intermédias separadas, assim como a escala de tons da cada uma delas.
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