3º --- Educação Visual 8

  ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

___________________________________________________________________________________

Aula 11 

              Autoavaliação



 









A autoavaliação, decorre de 22 a 26 de junho de 2020, para isso deves ter uma noção dos trabalhos que entregastes e a sua qualidade

Toma nota de tudo o que fizestes e enviastes para poderes no dia da aula síncrona dialogar com os professores 



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

___________________________________________________________________________________

Aula 9 e 10  - Conclusão dos trabalhos 

    Cartaz e Pictogramas

            

                                                    

  












  

Pois é chegada a hora de acabar os trabalhos, fotografá-los e enviarem tudo, para poder ser feita a avaliação  


Não se esqueçam de postar os trabalhos nas tarefas do programa TEAMS onde foram pedidos  

A autoavaliação, é na última aula da semana de 22 a 26 de junho de 2020   

    

Bom Trabalho 

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

___________________________________________________________________________________

Aula 8 – Comunicação Visual

                               Construir o Pictograma

______________________________




Vamos desenhar dois pictogramas que tenham a ver com o cartaz de realizamos anteriormente, para isso vamos começar por:

Construir dois quadrados na folha de desenho que tenham 

as medidas de 14 cm x 14 cm

Observa:

















Utiliza os cantos da folha para ser mais fácil

Depois fazes uma margem de 1 cm a toda a volta dos dois quadrados

Observa:


Se quiseres podes arredondar os cantos

Observa:

 












Mas tem de ser feito com o compasso

Agora que já tens dois quadrados com as margens desenhadas, vamos passar um dos desenhos que pesquisastes e que tenha algum simbolismo do evento do cartaz e que fiquem bem enquadrados

Utiliza a mesa de luz ou uma janela, tem de ser os dois desenhos iguais e simplificados

Observa:

 E vamos começar as pinturas

O pictograma só tem duas cores e de grande contraste

 

E um vai se positivo e o outro negativo

 

Observa:



As cores que escolheres num vais pintar o desenho e as margens e no outro vais pintar o fundo, mas não significa que tenham de ser branco e preto, podes escolher as cores que quiseres, mas apenas duas e de grande contraste

 

Observa :

 

 

E pronto já temos os nossos pictogramas


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

___________________________________________________________________________________

Aula 7 – Comunicação Visual

                               Pictograma

 


O que é um     PICTOGRAMA ou Gráficos Pictóricos

Pictogramas são representações de objetos e conceitos traduzidos em uma forma gráfica extremamente simplificada, mas sem perder o significado essencial do que se está representando. Seu uso geralmente está associado à sinalização pública, instruções, orientações e qualquer outro meio para transmitir informações. É muito comum encontrar o uso de pictogramas em diversos contextos quotidianos, como placas em centros comerciais, aeroportos, guias, manuais, mapas, infográficos, etc.

O pictograma deve, por si só e sem o auxílio de textos, representar o objeto ou conceito que se deseja e ser facilmente identificado e compreendido por quem o observa.

Os bons pictogramas tendem a ser compreendidos de maneira universal, ultrapassando os limites linguísticos.

 

Praticamente qualquer objeto ou situação pode ser transcrita em forma de pictogramas e suas aplicações são quase infinitas

Os pictogramas são monocromáticos, isto é só devem ter duas cores

 

Proposta de trabalho :

 

Como acabamos de fazer um cartaz publicitário vamos agora fazer um pictograma que seja indicativo do evento publicitado e servirá para indicar o caminho a seguir para chegar ao local onde vai acontecer o evento

 

Por exemplo – cartaz de monumentos ( igreja, ruínas, pontes etc.)  um pictograma para este evento



Um cartaz a publicitar a gastromania local, os vinhos teria como pictogramas

 


 

 

 






Cartaz para um evento desportivo, o pictograma seria



Observa bem o teu cartaz e faz a tua pesquisa de forma a teres um pictograma de fácil leitura e apenas em duas cores e de grande contraste figura fundo



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
___________________________________________
6ª aula
           o Cartaz  -  ARTE FINAL
______________________________________

 

 

 

 

arte final


 

 

O que é e para que serve a arte-final ?

 

 

A arte-final é um processo de acabamento final de um trabalho de arte a ser produzido graficamente, com especificações sobre retículas, áreas de cor, fotografias, ampliações, reduções, etc, tudo de forma a garantir que o resultado final da arte seja o mais adequado.

 

E agora que já está tudo visto e as cores escolhidas vamos acabar o nosso cartaz

 

E pinta como quiseres, … mas não deves deixar o fundo branco


Podes usar várias técnicas ( lápis de cor, marcadores colagem ou técnicas mistas )

E pronto fotografa o teu trabalho ( faz uma boa foto) e envia

E aí está …. A Arte Final  do  CARTAZ








___________________________________________
5ª aula
           o Cartaz  -  estudos de COR
____________________________________________

 

 

 

 

Estudo de Cor


 

Como já está tudo pronto

vamos fazer os estudos de cor nas folhas de esquisso

Podemos fazer os estudos que quisermos, 

(faz as cópias do desenho na mesa de luz usa o vidro da janela)  

faz pelo menos dois estudos.

 

Exemplo 

( não é para fazeres igual ou parecido este é a pomba da paz de Picasso )




Podes usar várias técnicas ( lápis de cor, marcadores colagem ou técnicas mistas )




 


Depois de fazeres os diferentes estudos, deves escolher o que melhor achares das cores combinadas para usares 

na Arte Final  do  CARTAZ

nota:

Consulta a aula do 7º ano  COR  no blog para veres as cores 


_______________________________________________________________
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
____________________________________________
4ª aula
           o Cartaz  -  Lettering e Imagem
____________________________________________




Ler com atenção


Com o desenho escolhido e feito por ti vais copiar para o espaço destinado à imagem

Usa a mesa de luz (janela)

Exemplo



O exemplo não é para copiar


Deves pesquisar imagens, para te inspirares, mas não copies

Não escrevas nenhuma palavra,
marcas de bebida, também não devem constar

nem datas dos eventos nem horas … isso será colocado com letra muito mais pequena e que não interessa para o nosso cartaz







Já temos o desenho e as letras,



Agora copias novamente, 

o conjunto de letras e imagem 

para ficarmos com:

1 desenho para arte final 

e outro para esquisso de cor 
( podes ter mais que um esquisso)




             
           desenho para arte final
 
desenho para esquisso

podes fazer mais que um
o esquisso é para estudos



_______________________________________________________________
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

______________________________________________________________
3ª aula
           o Cartaz  -  LETRA
___________________________________________

Material que vais usar:


2 folhas de papel de desenho A4


 
Compasso
Régua
Lápis HB – 2
Lápis de Cor
Cartão para trabalhar com o compasso













Lê com atenção o que se pode saber sobre a LETRA


Ao desenho de letra chamamos      LETTRING



Depois de leres a ficha sobre a letra podes pesquisar mais sobre o assunto

















Agora vamos organizar o espaço do cartaz

criar o espaço da imagem 

e o espaço do título





Observa com atenção a folha de desenho figura abaixo
Com a folha ao alto e com a régua a começar no 0 marca as medidas que vês

                      0   ;    5,5  ;   8,5

e risca as linhas,  mas leve porque temos que as apagar

Já temos o espaço para a imagem e o espaço para o titulo   “ cuba

Agora na linha horizontal vamos marcar os centro 
que estão a vermelho

                  0 ; 3 ; 7,5 ;  12,6 ; 17,9 


















Toma atenção se quiseres colocar o titulo ao baixo tens de começar a medir do 0 debaixo para cima e as mesmas medidas ( não podes voltar a folha )





com o compasso aberto em 2,5 cm desenhas os 3 circulos e um semi-circulo

(começa do último )

com o compasso aberto
em 1 cm desenhas os 3 circulos e um semi-circulo concêntricos aos primeiros 

(começa pelo último )



Observa com atenção

O topo das letras estão à mesma altura, assim como o fundo


Vamos passar uma linha muito leve, tangente às letras em cima e em baixo


vamos começar a desenhar as letras
puxando linhas verticais como mostra a figura … a letra c , vai ao centro



Já está tudo pronto, vamos começar a apagar as linhas 
que estão a mais, mas com cuidado


Usa a mesa de luz ( janela) e copia para outra folha pode ser de máquina que vai servir de esquisso para o estudo de cores

Vamos ficar com 2 folhas ( podes fazer mais )






___________________________________________________
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
___________________________________________________




______________________________________________________________
2ª aula
           fazer  o cartaz
__________________________________________________










                          

 Fazer um Cartaz








Para um cartaz ser eficaz tem de ter uma boa leitura visual:

Uma imagem apelativa
Uma mensagem simples
Um texto curto e com boa legibilidade
Um conjunto de cores apelativas
Simplicidade na organização dos elementos: imagem e texto
Originalidade: uma boa ideia pode criar um cartaz com grande impacto visual


Observa a organização do cartaz























Para encontrares o espaço onde deves enquadrar a imagem e as letras basta medires a largura da folha e desenhares um quadrado 





Exemplos de cartaz

    


Regras para fazer um cartaz escolar:

1-  Fazer um esquisso do cartaz primeiro ( estudo ) 

2- As folhas do papel nunca devem estar amassadas;


3- A letra deve ser legível e com tamanho compatível  às informações. 

O título deve estar centralizado e as letras com tamanho médio de 5 cm. O texto deve ter letras com 1 cm de tamanho. As legendas com 0,5 cm de tamanho.

4-  Não pode haver rasuras, por isso fazer a revisão ortográfica;


5-  Todas as figuras que serão coladas nos cartazes devem ser bem recortadas;


6-  O título deve ser objetivo (uma a três palavras) e deve ser apenas de uma só cor


7-  O texto escrito não deve ultrapassar cinco linhas;


8-  As legendas devem ser escritas em uma linha, logo abaixo da imagem;


................................................................










Trabalho Prático

Materiais:
Folha de papel de máquina ( esquisso )
Lápis HB



Trabalho :

Pensar no tema para o cartaz

Fazer vários desenhos, a lápis HB apenas  (consulta imagens, cartazes etc.) e que tenham a ver com o Alentejo ( tudo serve para o cartaz desde o centro de saúde às corridas de galgos … ballet, chaparros, bolotas, flores, ovelhas, touradas, etc )

Bom Trabalho e diverte-te 

----------------------------------------------------------------


Para a semana – aula 3

Trabalho Prático

Material que vais usar:
2 folhas de papel de desenho A4
Compasso
Régua
Lápis HB – 2
Lápis de Cor
Cartão para trabalhar com o compasso


__________________________________________________
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
___________________________________________________


___________________________________________________
1ª aula
generalidades sobre o cartaz
___________________________________________________









Comunicar - O Cartaz





Existem diferentes produtos gráficos na área da comunicação. Neste sentido, o cartaz assume-se como um poderoso meio de comunicação, tendo diferentes funções comunicacionais, como por exemplo social, cultural, informativa política ou até publicitária, entre outras.



Finalidades de um cartaz:

INFORMATIVA 

Quando o cartaz informa sobre a realização de eventos, espetáculos ou serviços.


DIDÁTICA
Quando comunica uma mensagem com o objetivo de nos ensinar algo.

PERSUASIVA
Quando apela a uma campanha política ou social, promove a aquisição 
de um produto ou motiva para a adoção de comportamentos sociais.

Os elementos do cartaz

O FORMATO

Os cartazes não apresentam todos o mesmo formato, mas de uma maneira geral, são retangulares. Contudo, podemos, com a nossa imaginação, realizar o cartaz noutro formato.


retangular ao baixo




retangular ao alto
A DIMENSÃO

A sua dimensão poderá variar em função de critérios gráficos, impacto visual pretendido e local onde irá ser exposto.

Cartaz de rua e Cartaz de interiores

Cartaz de Rua Têm finalidade de atrair a atenção de quem passa e a mensagem que transmite deve ser captada por muitas pessoas ao mesmo tempo, são chamados  de painel publicitário ou outdoor

Cartaz de interior Destinam-se a pequenos grupos. Estes podem ser lidos com mais atenção e conter mais informação


O TEXTO 
Fã recria cartazes de filmes para incentivar a quarentena
O texto é também importante para completar a imagem do cartaz. O texto deve ser muito curto e legível.

A IMAGEM
As imagens do cartaz podem ser desenhadas, pintadas, coladas ou fotografadas. As imagens são um dos elementos fundamentais para transmitir a mensagem pretendida.